quarta-feira, 12 de setembro de 2012

RESENHA | Correr ou Morrer - James Dashner

Autor: James Dashner
Editora:Vergara & Riba
Páginas: 426


Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 







Bom, esses dias eu terminei de ler Correr ou Morrer, The Maze Runner em inglês. Eu baixei  uma versão traduzida do livro que é PÉSSIMA então ainda não tenho uma opinião totalmente concreta do livro. Tive que tirar minhas próprias conclusões de frases e falas mal escritas e isso me deixou um pouco irritada. O livro em si é bem diferente de todos os que eu li, com uma história totalmente original. Alguns podem até comparar um pouco com Jogos Vorazes por o livro se passar em um ambiente de sobrevivência mas tirando isso eu não achei nenhuma semelhança entre ambas as séries.  O livro possui um dicionário diferente, com palavras que os chamados habitantes da clareira inventaram, então no início é meio confuso, mas com o tempo tudo começa a ficar mais claro.
O livro se passa através do ponto de vista de Thomas, um menino cuja idade se aproxima dos 16 anos e que não tem qualquer tipo de memória da sua vida, só sabe que o nome dele é esse. No início do livro ele se encontra em uma caixa que vem a ser um elevador. Depois de alguns dias lá dentro as portas do elevador se abrem e vários meninos o tiram de lá, e ele percebe que se encontra em uma clareira com quatro aberturas em cada lado da mesma que depois vem a descobrir que são aberturas para um chamado labirinto.
O primeiro amigo que ele faz lá se chama Chuck e está na idade dos 12 anos, e só conta o essencial para Thomas, fazendo o mesmo ficar irritado e sempre querendo saber mais sobre o lugar em que se encontra e do misterioso labirinto. Thomas descobre que todos na clareira não tem memória de sua vida antes desse lugar, exatamente como ele mesmo, só se sabe que a cada mês a caixa traz um visitante novo, sempre do sexo masculino. Só que com a chegada de Thomas muitas coisas começam a mudar, e no dia seguinte a sua chegada um novo habitante chega a clareira, e para piorar é uma menina.
Thomas começa a entender como as coisas funcionam na clareira e que cada um tem uma função na mesma, mas a que mais chama a sua atenção são os runners: habitantes da clareira que passam o dia fora dentro do labirinto e voltam no cair da noite para montar mapas e tentar solucionar a saída do mesmo.
Todos os dias, sempre na mesma hora as paredes do labirinto se fecham para proteger os habitantes da clareira do perigo que se encontra lá fora, os Grievers, que são criaturas metade máquina.
Não vou mais falar sobre o livro e deixar vocês com um gostinho a mais. Correr ou Morrer é o primeiro livro de uma trilogia, e aos que baixam livros na internet compulsivamente como eu, não recomendo baixar esse. Como eu disse, todas as versões da tradução são horríveis e não compensa. É melhor comprar o livro físico. Esse é o tipo de livro que contém muitas aventuras, ação e amizade. E claro, uma pitada de amor entre Thomas e a misteriosa menina.  

2 comentários:

  1. Eu ja li este livro.. É realmente mto bom.. Porém eu li em livro msm.. Esta tradução está péssima.. Ex.. Griever, no livro são clareanos.. WICKED, CRUEL.
    E é realmente chato ler esse ebook, mas o livro é dmais..

    ResponderExcluir
  2. Não, esqueça o primeiro comentario kkk' Griever são verdugos,
    E gladers q são clareanos..

    ResponderExcluir