sexta-feira, 7 de setembro de 2012

RESENHA | Predestinados - Josephine Angelini

Autora: Josephine Angelini
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
                                                                            

Sinopse: Helen Hamilton passou a vida inteira tentando disfarçar o fato de que é uma garota diferente, mas agora, aos dezesseis anos, isso está cada vez mais difícil. Não apenas por causa de sua força sobre-humana ou porque às vezes, sem motivo aparente, pessoas estranhas simplesmente a atacam, mas também porque ela teme que seu juízo esteja seriamente comprometido. Pesadelos recorrentes com uma estranha viagem pelo deserto e a visão de três mulheres derramando lágrimas de sangue a tem atormentado noite e dia. Ao mesmo tempo, um impulso inexplicável, incontrolável, passa a dominar seus pensamentos: Helen quer matar Lucas, um dos rapazes da glamorosa e misteriosa família Delos. À medida que descobre mais sobre sua verdadeira origem, ela percebe que a relação dos dois está submetida não só à sua vontade, mas a forças e tradições ancestrais.


Predestinados, ou Starcrossed em inglês, é um livro que engloba a mitologia grega e inspirado na Ilíada de Homero. Mas não se engane, porque apesar de apresentar o estilo olimpiano a autora resolveu ir por outro estilo ao que Rick Riordan foi ao escrever Percy Jackson. Predestinados é um livro mais maduro, focado mais na história do amor impossível de Helen e Lucas do que nas aventuras e amizades que Percy passa.
O foco de Josephine na história é a Guerra de Tróia, com ênfase em Páris e Helena. Em uma parte do livro Helen vê a necessidade de pesquisar mais a história de ambos para poder enfim compreender a sua própria vida.
O livro começa contando a pacata vida de Helen e seu pai, já que sua mãe os abandonou, na ilha de Nantucket, onde eles vivem desde que ela nasceu. Helen sempre foi uma pessoa que quis ficar nas sombras, preferindo que ninguém reparasse nela e sem consciência de sua beleza. Toda vez que alguém a notava ela simplesmente sentia cólicas na barriga e saia rapidamente do lugar, a fim de ficar sozinha. No livro, o ano letivo está para começar e com ele notícias surgem de uma nova família chegando a ilha, os Delos. Apesar de todos estarem ansiosos para conhecer os novos moradores, tudo o que Helen quer é ficar longe deles, mesmo sem saber o porquê. Além disso ela começa a ter sonhos muito estranhos, onde se encontra em uma terra árida e caminha até ficar cansada, encontra um rio e não pode beber de sua água. Ao acordar, ela sempre encontra a cama cheia de areia e os pés rachados pelo esforço do seu pé, dando a sensação de que ela realmente esteve lá.
Em um dia na escola estava andando com sua melhor amiga Claire, japonesa e baixinha, quando finalmente encontra Lucas Delos e um ódio começa a corroer por dentro e o mesmo começa a acontecer com ele, a fazendo se perguntar o que estava acontecendo. Sempre que via um integrante da família Delos, três figuras de senhoras chorando apareciam para Helen os chamando de assassinos e traidores, e era por isso que sua raiva era instigada. Depois Helen compreende que tudo isso faz parte de uma antiga maldição e que as três senhoras vêm a se tratar das Fúrias, que têm sede de sangue.
Me recuso a falar mais sobre o livro porque não conseguirei parar. Eu achei o livro realmente instigante e adorei a escrita da Josephine. Esse livro foi o primeiro livro que eu li dela e eu tenho certeza que vou ler muitos mais. Eu baixei esse livro na internet e não consegui desgrudar os olhos do enredo por nenhum segundo, pois é isso que a história faz com você: querer mais e mais saber o final do que vai acontecer com Helen e Lucas. Até o meio do livro tudo está as mil maravilhas até que as coisas começam a mudar de rumo e Helen começa a compreender o motivo de ela e Lucas não poderem ficar juntos. Começa a entender até porque sente as famosas cólicas quando chama a atenção de outras pessoas, sobre sua mãe e seu repentino abandono, enfim, mais sobre sua vida. Os outros integrantes da família Delos são maravilhosos, se bem que no final eu fiquei um pouco revoltada com um ou outro. Vou confessar que esperava um final um pouco menos catástrófico do que foi esse, mas nem tudo é perfeito, não é? Predestinados se trata de uma série de livros e o segundo, Dreamless, ainda não há na versão português, somente na inglês. Confesso que nunca li um livro em inglês, mas há uma boa probabilidade de isso acontecer porque a minha vontade de ler Dreamless é extremamente grande.
Eu realmente recomendo e podem ter certeza que se vocês começarem realmente não vão querer parar.
Espero que tenham gostado da minha primeira resenha e me desculpem por alguns erros, mas são com eles que a gente aprende, não é? Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário